Neste dia 29 de agosto Fábio Zanini, editor do caderno de  Poder da Folha de S. Paulo participou de um debate com os estudantes das Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM/FAAM), sobre o contexto político brasileiro atual e os papéis do jornalista neste desafio profissional bastante complicado.

Os alunos e professores presentes efetuaram uma série de perguntas ao jornalista, logo após seu breve discurso inicial. Para maiores esclarecimentos sobre o papel da mídia na política.

Muitas pautas divagaram por aproximadamente duas horas de palestra. Assuntos como: Eduardo Cunha, a questão da legitimidade de Temer, a pluralidade que a Folha de S. Paulo busca possuir e também a questão do financiamento de um jornal impresso e digital.

Questões éticas e morais do jornalismo foram o cerne da conversa. A Justiça como o Ministério Público sempre está atrelada a imprensa e a relação de amor de ódio entre estes dois envolve muitos assuntos à ainda serem discutidos. O vazamento seletivo que ocorreu diversas vezes, e que ainda ocorre, foi comentado e lembrado como um ponto chave para jogos políticos.

20160829_145543
Fábio Zanini – editor de poder da Folha de S. Paulo, responde as perguntas de alunos na manhã do dia 29/08. Crédito: Marcelo Mattos

Zanini comentou sobre a “hiperpolarização” como fruto dos protestos de 2013 e manifestações nas redes sociais.

Casos como a perda de patrocínios por causa de matérias – denúncia foram expostos, empresas como a JBS, ODERBRECHT e a FIESP, chegaram a cortar investimentos pelo jornal dizer a verdade, com provas, e sem medo de ser censurado pelos donos de empresas.

Outros assuntos como o critério de seletividade da notícia, crise econômica no jornalismo e a imparcialidade foram postos em prática.

Grandes furos  do passado foram relembrados e deram motivação aos discentes presentes.

Com o impeachment em andamento da presidente afastada Dilma Rouseff, tornou – se de vital importância a discussão e a consciência política necessária para um jornalista profissional no futuro.

 

Advertisements